quarta-feira, 27 de novembro de 2013


Só o Filho pode...

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:29
 
Paz irmãos, nestes dias que temos falado sobre paternidade e filiação gostaria compartilhar uma meditação no versículo acima. Creio que a maior dificuldade que encontramos quando ouvimos que somos filhos e que Deus é nosso Pai, é como poderemos viver isso de forma prática.

Acredito que só o Filho eterno de Deus pode nos ensinar a sermos filhos e conseguirmos ver a paternidade de Deus. Ele disse aprendei de mim, aqui não é aprendei sobre mim (conceito teóricos), mas aprendam de mim através de um relacionamento diário com ele.

A figura que Jesus usa no texto é de dois bois que estão debaixo do mesmo jugo (canga)

Havia uma técnica que era colocar os bois mais novos para arar com os bois mais velhos, assim cada jugo (canga) era colocada em um boi mais velho e um boi mais novo, a fim de que o boi mais novo aprendesse com aquele boi mais velho, como arar.

Jesus mostra que precisaremos de um relacionamento diário com ele nesta base de que Ele é o Filho mais velho que sabe como andar.

Mas para aprender dele precisaremos:
 
1-      Um coração ensinável, um coração disposto a rever seus caminhos tortos e aprender os corretos. Teremos que possuir um coração humilde. Precisaremos ter um coração aberto ao aprendizado. Era comum os bois mais novos relutarem, recalcitrarem contra os aguilhões, mas isso só os feriria, só os cansava.  

2-      Teremos que nos rendermos a seus ensinamentos. Só aprenderemos a ser filhos se admitirmos que não sabemos como, só conseguiremos ver de Deus como Pai se admitirmos que não conseguimos e então com um coração ensinável clamarmos: “Ensina-me a ser filho e ver Deus como o meu Pai, assim como o Senhor viveu e vive.”

Veja colocar o jugo era e é uma opção, podemos aceitar ou não tomar o jugo dele para aprendermos dele, pois só ele sabe o que é ser filho e ter Deus como Pai. Só o Filho pode revelar o Pai.

“Jesus nenhum de nós sabe como ser e viver como filho de Deus, e por mais que nos esforcemos não conseguimos alcançar a paternidade de Deus. Por isso agora que teu Espírito habita em mim. Ensina-me a ser e viver como um filho de Deus e mergulhar na paternidade de Deus.”

Nenhum comentário:

 QUE DIAS SÃO ESSES? Que dias sãos esses? acredito que seja a perguntam que todos estejam se fazendo, até ontem estávamos vivendo nossas vi...