terça-feira, 12 de junho de 2012

Este é o esboço da mensagem ministrada neste domingo 10/06/2012


Andando no Espírito Santo

Irmãos Deus nos disse que 2012 será o ano do seu governo, isso quer dizer que Deus quer governar nossas vidas através de seu Espírito Santo. Vimos domingo retrasado que Jesus chamou o Espírito Santo de Parakletos <Jo 16.7 - “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.”> Ou aquele que anda ao lado, Parakletos eram os ajudadores dos corredores olímpicos eram aqueles que incentivavam, ajudavam, pegavam firme com os corredores. Em Rm 8.26, vimos que quando diz que o Espírito Santo nos ajuda, ou nos assisti, na verdade deveria ser colocado ele pega firme conosco, para nos levar em direção à vontade de Deus.

Hoje quero continuar nesse mesmo assunto do Parakletos, o Espirito Santo como nosso ajudador.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30

Irmãos, a religião judaica havia se tornado um julgo pesado sobre os homens, havia se tornado um julgo religioso, como nos nossos dias. A religião havia se tornado um conjunto de ordenanças que mais oprimia as pessoas do que trazia alivio. Então Jesus faz esse discurso, pois as pessoas cansadas (em extrema exaustão) e oprimidas (extrema pressão) buscavam na religião judaica o alivio para suas almas e não estavam encontrando ao contrário estavam ficando pior. Então Jesus diz venham a mim eu os aliviarei.

Como Jesus pode nos aliviar? Ele responde:

1-      Tome o meu jugo, canga. Jugo ou canga é aquele instrumento colocado no pescoço dos bois para eles ararem a terra. Os agricultores pegavam um boi mais velho e colocavam um boi mais novo, para este aprender com o boi mais velho, como levar o jugo. A canga é o Espírito Santo que nos une a Jesus o boi mais velho, a palavra também é o jugo que nos une a Jesus. Devemos abandonar o jugo brusco, agitado, rígido e tomar o seu jugo que é suave. Ele nos convida a nos colocar do seu lado e colocar o seu jugo sobre nós. O jugo do Senhor é a vida governada pelo Espirito Santo.

Isso mostra que não estamos dependendo de nossas forças, mas das forças do Espírito Santo, é levar uma vida descansada no governo do Espírito Santo.



2-      Aprendei de mim que sou manso e humilde. Precisamos ser mansos e humildes, humildade é se colocar na dependência do Espírito Santo é reconhecer que não temos recursos próprios para enfrentar a vida. Manso é ser obediente, ser dócil ao governo do Espírito Santo. Os bois mais novos tendem a se debater, serem agitados e violentos pois não querem se sujeitar ao julgo isso traz cansaço. Irmãos o cansaço, a angustia da alma mostra que estamos tentando viver, resolver nossas coisas com a força da carne.



Veja ele diz que se vivermos sob o governo do Espírito Santo e da palavra encontraremos descanso para nossas almas. Irmãos onde habita a agitação, a angustia e o cansaço? Na alma. Irmãos hoje o cristianismo é marcado por ativismo, por cansaço e não por descanso.

Isso acontece porque a religião é um jugo pesado, mas Jesus não veio introduzir uma religião ele veio introduzir um estilo de vida governado pelo Espírito Santo, uma vida onde aprenderíamos do Senhor, trabalharíamos na dependência dele. Agora veja ele não diz eu vou por meu jugo sobre você, ele diz venham e tomem o meu jugo, isso mostra que é nossa decisão tomar, isso exige humildade. Andar sob o jugo do Senhor mostra que para andar com o Senhor exige disciplina, você vai se debatendo, mas vai andando, daqui a pouco você criou o hábito de andar sob a direção do Senhor.

Sei que somos uma Igreja que incentiva ouvir Deus, por isso sei que nós lemos a palavra acima da média da maioria dos cristãos. Temos que tomar a vida de Jesus sobre nós se quisermos experimentar descanso. (Discipulado)

 QUE DIAS SÃO ESSES? Que dias sãos esses? acredito que seja a perguntam que todos estejam se fazendo, até ontem estávamos vivendo nossas vi...