Neste domingo falamos sobre Mt 13, vimos oito parábolas proferidas por Jesus, o desafio foi grande, mas o Senhor nos concebeu a vitória. Segue um pequeno resumo da mensagem...
Parábolas do reino 2
Mt 13.1-3
As parábolas eram histórias usadas para ilustrar verdades, assim Jesus usava histórias do dia a dia, coisas naturais para ensinar verdades espirituais.
Estamos falando sobre o Reino de Deus, para isso estamos estudando as parábolas que Jesus proferiu acerca do Reino de Deus, domingo passado falamos da parábola dos talentos e das Minas, que nos mostram como verdade central que Deus nos dá recursos e capacitação e por isso precisamos trabalhar esses recursos em prol do Reino, porque teremos de prestar conta de tudo que fizemos com aquilo que o Senhor nos confiou, vimos que toda negligência será punida duramente.
Hoje vamos continuar falando sobre o Reino de Deus, então veremos Mt 13 e oitos parábolas que Jesus proferiu a multidão e a seus discípulos. Podemos separar essas parábolas em sete e depois uma que fechou o ensino aos discípulos. Quando estudamos as parábolas do Reino descobrimos que ela nos revela o que estava no coração do Rei. Todas as parábolas precisam ser interpretadas partindo do ponto que elas tinham verdades
centrais que o Senhor queria transmitir.
centrais que o Senhor queria transmitir.
Mt 13 está dividido assim.
1- Parábola do Semeador, 13.4-23
2- Parábola do Joio e Trigo, 13.24-30; explicação 13.36-43
3- Parábola do grão de mostarda, 13.31-32
4- Parábola do Fermento 13.33
5- Parábola do tesouro 13. 44
6- Parábola da pérola, 13.45-46
7- Parábola da Rede, 13. 47-50
8- Parábola do pai de família, 13.52
Quais são as verdades centrais destas parábolas?
1- Semeador: As diferentes reações diante do evangelho.
- A mente fechada: muitas pessoas não conseguem compreender as verdades do Reino, e o pouco que recebem o inimigo consegue roubar.
- A mente emocional: alguns recebem a palavra com empolgação, mas não conseguem sustentar-se na palavra por muito tempo.
- A mente inconstante: outros recebem a palavra, mas diante dos prazeres do mundo abandonam o Senhor.
- A mente aberta: Esse grupo recebe a palavra e frutifica, pois a palavra encontra neles uma boa terra. Aqui também vemos que cada um tem uma velocidade de resposta, uns frutificam trinta, outros sessenta e outro cem.
2- Trigo e Joio: Deus tem seus servos, mas o maligno também tem os seus, o joio e o trigo são muito parecidos a não ser quando chega a época da colheita onde o trigo frutifica e se curva, enquanto que o joio permanece em pé, permanece arrogante.
3- Mostarda: o avanço do Reino; O reino pode ter um inicio insignificante, mas seu fim será imponente.
4- Fermento: o reino e sua influência; O reino influência o meio aonde é colocado.
5- Tesouro: o valor do reino, Um homem achou um tesouro em um campo, ele não procurava, mas achou algo de extremo valor, muitos não estão procurado o Reino, mas o encontraram e quando isso acontecer eles estarão dispostos a abrir mão de tudo pelo Reino.
6- Pérola: o valor do reino; Um comerciante procurava pérolas e encontrou uma de grande valor, em contraste com o homem que não procurava esse procurava algo de valor e o encontrou, isso o levou a abrir mão de bens inferiores.
7- Rede: os Bons e os maus estão sobre
a terra. Quando lançamos a rede do evangelho não temos domínio sobre o tipo de peixe que iremos pescar.
8- Pai de família: Os ensinadores do
Reino, não desprezam o venho em detrimento do novo, e nem estão
fechados para o novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário