sábado, 25 de fevereiro de 2012

Ecos da Cruz - parte I


Is 52. 14-15; 53.1-12

Nestes dias que estamos falando sobre o reino de Deus, onde estamos falando sobre o governo do SENHOR, sinto o Espírito Santo nos chamando a olhar para o trono do Senhor, não o trono de glória que muitos profetas viram, mas o trono de madeira que foi erguido ao grande Rei lá no calvário. Naquele trono o Rei manifestou toda sua glória e ali ele não apenas nos trouxe salvação, como ele resgatou a glória de Deus em toda a criação como triunfou sobre os poderes das trevas. Mas naquele trono o grande Rei proferiu sete frases, essas frases continuam a ecoar até os nossos dias, trazendo a vida de Deus a nós.
Se lhe fosse dado à oportunidade de em seus últimos momentos de vida dizer alguma coisa, o que você diria? Jesus passou a vida ensinando aos homens da parte de Deus, e em seus últimos momentos não poderia ser diferente vemos nosso Senhor proferindo sete frases que ecoam até os nossos dias. As palavras ditas na cruz não se perderam com o tempo, nem mesmo perderam seu poder, elas ainda continuam a ecoar rumo aos nossos corações. Creio que nestes dias o Senhor quer que atentemos para estas palavras que ecoam desde a Cruz e que ao ouvi-las nossas vidas sejam incendiadas para o louvor de sua glória.
São elas:
1 – “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que estão fazendo.” Lc 23.34
2 – “Hoje você estará comigo no paraíso” Lc 23.43
3 – “Mulher, eis ai o teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí a tua mãe...”. Jo 19.26-27
4 – “Deus meu! Deus meu! Por que me abandonaste?” Mt 27.46
5 – “Tenho sede” Jo 19.28
6 – “Está consumado” Jo 19.30
7 – “Pai, nas tuas mãos entrego meu espirito”. Lc 23.46

Sete na bíblia é símbolo de plenitude, completude, assim as sete frases na cruz expressam a totalidade dos ensinos de Deus ao homem.
Jesus passou seis horas (Mc 15.25, (9:00h) – Mc 15.33 (12:00) – Mc 15.34 (15:00)) pendurado na Cruz, quando analisamos de forma mais detalhada vemos que essas seis horas foram divididas em dois períodos as três primeiras horas ele estava com seus olhos voltados para os homens, neste primeiro período, (9:00 – 12:00), ele profere três frases.
O segundo período, (12:00 – 15:00), Jesus é envolvido pelas trevas que cobriram toda a terra, (Mc 15.33) , neste momento seus olhos se voltam para os céus é neste momento em que seu coração se foca em Deus que ele profere outras quatro frases.
Dessa forma vemos que as sete frases são a soma de três mais quatro, o três é símbolo de Deus e o quatro é símbolo da criação assim o numero sete expressa o criador se reconciliando com sua criação, através da cruz.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Está é a noite do SENHOR... Êx 12.42


Está é a noite do SENHOR

“Esta noite se guardará ao SENHOR, porque nela os tirou da terra do Egito; esta é a noite do SENHOR, que devem guardar todos os filhos de Israel nas suas gerações.”

Êxodo 12:42

Aquela noite fora uma noite especial aos filhos de Israel, pois aquela noite marcou o fim de um cativeiro de 430 anos, eles saíram do Egito para se tornar a nação, o reino do SENHOR, aquela noite marcou um chamado a um novo estilo de vida para a nação. Mas aquela noite era apenas uma sombra de uma noite ainda mais importante, era sombra da noite em que o SENHOR libertaria o homem de seu cativeiro espiritual, Deus libertaria o homem do mundo, da carne e do diabo. A nação de Israel deveria guardar aquela noite pelas gerações, a fim de que quando a noite real chegasse eles entendessem.

É muito interessante que Êx 12.42, em algumas versões esta assim: “Esta noite, durante a qual o SENHOR velou (fez vigília) para fazê-los sair da terra do Egito, deve ser para todos os filhos de Israel uma vigília ao SENHOR, em todas as suas gerações.” BJ

O que o texto nos diz é que o SENHOR não dormiu aquela noite para executar seu trabalho de libertação, assim vemos que o olhar do SENHOR estava em um futuro em uma noite que seria a real noite do SENHOR, o que aconteceu com Jesus cerca de 1500 anos depois.

Jesus disse que deveríamos celebrar a ceia em memória dele, para nos lembrarmos de sua pessoa e obra, esta noite, a noite da ceia é um dia especial na vida da Igreja, pois é um dia destinado a nos lembrarmos da noite do SENHOR e assim honrá-lo com nosso louvor e gratidão. Infelizmente como muita coisa na vida da Igreja a ceia se tornou um ritual sem vida para muitos de nós, por isso entendo que precisamos resgatar o sentido original da ceia do SENHOR precisamos compreender seu verdadeiro significado e para isso de tempos em tempos precisamos meditar sobre o significado da mesa do Senhor, pois corremos o risco de tratar algo santo como profano.

Vejamos um pouco sobre a noite do Senhor Jesus:

Aquela noite começou com os discípulos reunidos com Jesus ao redor da mesa, ali eles estavam reunidos para celebrar a ceia da pascoa, Jesus usou aquela ocasião para mostrar o verdadeiro sentido da pascoa. (ali estava a sombra e a realidade).

Após a ceia eles foram para um lugar chamado Getsêmani (00:00), lá Jesus entra em profunda agonia. Marcos 14, diz que Jesus caia ao chão com intensidade, à ideia do texto é que ele perdia a força do seu corpo e era arremessado ao chão com intensa força, pelo peso de nossos pecados, nossos pecados começaram a moê-lo (Is 53.5). Lucas 22, diz que Jesus sofreu um processo de hematidrose, onde a pessoa emite um suor sanguíneo, causado por extrema angustia. A palavra nos diz que ele estava sentido que a tristeza iria o matar.

Após cerca de uma hora Judas chega com soldados e Jesus é preso, então o Senhor passa por seis julgamentos. Por volta das 7:30h Jesus é condenado a crucificação, por volta das 8:00h ele está sendo espancado violentamente 40 chibatadas menos uma serviço executado por um carrasco hábil que usa um chicote chamado flagelo ou azorrague, esse instrumento possuía oito pontas quatro com bolinhas de chumbo e quatro com pedaços de ossos, o chumbo criava hematomas enquanto os ossos perfuravam e rasgavam a carne. A coroa de espinhos já havia perfurado seu couro cabeludo e haviam atingido um nervo que nem a morfina consegue aliviar a dor, era uma dor quase que insuportável. As 9:00h Jesus é crucificado (cravos nas mãos e nos pés) nesse momento as cãibras, os espasmos musculares e dores musculares são insuportáveis, sua respiração esta extremamente prejudicada para respirar melhor ele faz um movimento para frente e para traz mas isso lhe causa ainda mais dores.

Ainda assim ficamos surpreendidos pelo fato que ele profere sete palavras na cruz e resiste por seis horas o madeiro. Ao meio dia temos trevas cobrindo a terra, e às três horas Jesus entrega seu espirito ao Pai.

Neste dia de ceia nossos olhos, nossas atenções devem se voltar para ele, sua pessoa e sua obra.
Resumo da mensagem ministrada no culto de ceia do dia 12/02/12

 QUE DIAS SÃO ESSES? Que dias sãos esses? acredito que seja a perguntam que todos estejam se fazendo, até ontem estávamos vivendo nossas vi...